(Foto de Pepe Molina)
É uma das rotas de peregrinação mais antigas do mundo.
Percorre a Península Ibérica tendo seu fim em Santiago da Compostela. onde se acredita estar o túmulo do Apóstolo homônimo.
Alguns buscam percorrer esse caminho de modo místico. Outros, por religiosidade, mas no geral todos buscam apenas um encontro consigo mesmos.
Quando começou essa história?
Quando os Apóstolos se dispersaram pelo mundo para pregar a Palavra, Tiago foi pregar na Espanha e, quando retornou à Palestina, foi preso e decapitado, sendo seu corpo jogado para fora dos muros de Jerusalém.
Seus discípulos Teodoro e Atanásio recolheram seus restos e o levaram de navio para Iria Flavia, sepultando-o secretamente em um bosque chamado Libredón.
Oito séculos depois, um ermitão, Pelágio, observou um estranho fenômeno neste lugar: uma chuva de estrelas caía todas as noites com luminosidade intensa sobre esse ponto no bosque.
Assim que Teodomiro, Bispo da região, ficou a par do fato, ordenou que escavassem o local, encontrando ali uma arca de mármore com os ossos do Santo.
Logo que a notícia se espalhou, as pessoas quiseram peregrinar, originando aí o Caminho de Santiago de Compostela, declarado patrimônio da Humanidade pela Unesco.
O mais famoso dos Caminhos é o Francês. Este recebe entre outros a Via Podiensis e antes a Via Gebennesis, a partir de Sain-Jean-Pied-de-Port, entra na Espanha por Roncesvalles, no sopé dos Pirenéus, e de lá segue por cerca de 800 quilômetros até Compostela.
O Caminho deve ser feito, pelo menos seus últimos 230 km, de bicicleta, a cavalo ou do jeito mais tradicional: a pé!
O Caminho foi ‘protagonista’ do último filme de Riccelli intitulado “Onde está a Felicidade?”, com Bruna Lombardi interpretando uma apresentadora de TV que perde o emprego, descobre que está sendo traída e entra em crise existencial, decidindo então abandonar tudo e se encontrar no Caminho de Santiago de Compostela.
Fonte: UP Escola de Idiomas.
O que terá esse caminho de tão especial?
Você já esteve lá?
Escreva-me sobre ele!
Nenhum comentário:
Postar um comentário