sexta-feira, 12 de maio de 2017

HOJE, ATAQUE DE HACKERS CHINESES EM DEZENAS DE PAÍSES

Nesta sexta-feira (12), computadores e sistemas de telefonia de hospitais e empresas de comunicação de pelo menos 70 países foram alvos de um grande ciberataque. Informações preliminares apontam que hackers chineses comandaram a ação. 
BRUNO FERRARI  - Época

Tela de uma vítima do ataque de ransomware desta sexta-feira (12) (Foto: Reprodução/ Twitter) 
Tela de uma vítima do ataque de ransomware desta sexta-feira (12) (Foto: Reprodução/ Twitter)
Médicos de hospitais públicos da Inglaterra que tentavam acessar prontuários de pacientes depararam-se com avisos que informavam que as informações estavam bloqueadas e só seriam liberadas com o pagamento de um resgate. O mesmo ocorreu com os computadores da sede da Telefónica, gigante espanhola de telecomunicações.
O site do jornal The Guardian reproduziu uma série de mensagens trocadas entre os médicos e os hackers. Como é comum ocorrer em casos de sequestro digital, os criminosos estão exigindo pagamentos em bitcoins, nome dado à moeda virtual mais popular usada atualmente.
"Desligaram tudo. Como nos filmes, sabe? Nós recebemos uma mensagem dizendo que nossos computadores estão sob o controle deles e que se pague uma certa quantia de dinheiro. Agora tudo se foi", relatou um médico. Já um representante do hospital Barts pediu desculpas e sugeriu que pacientes procurassem outros serviços de saúde. "Ambulâncias estão sendo redirecionadas para outros hospitais", disse ao Guardian.
Esse tipo de crime tem atraído cada vez mais adeptos, que se aproveitam da falta de conhecimento das vítimas em relação à segurança digital e da facilidade para obter as ferramentas para criptografar os dados. 
Outro aspecto convidativo é a impunidade: as polícias têm dificuldade em investigar ataques, já que os criminosos costumam agir a partir de outro país.

Nenhum comentário: