sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

COMO QUEDA ACIDENTAL? FOI TENTATIVA DE SUICÍDIO.

Menina que caiu do 4º andar de prédio deixa o hospital em Sorocaba.
Criança foi para a casa da mãe, em São Paulo, nesta segunda-feira (18). 
Caso é tratado pela Polícia Civil como queda acidental. 
Por G1 Sorocaba e Jundiaí


Madrasta relatou à polícia que menina teria cortado a tela de proteção com tesoura em Sorocaba — Foto: TV TEM/Reprodução 

A menina de 8 anos que caiu do quarto andar de um prédio no Parque Três Meninos, em Sorocaba (SP), teve alta na tarde desta segunda-feira (18) e deixou o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) depois de 11 dias internada. A informação foi confirmada pelo advogado do pai e da madrasta da criança, Cassiano Moreira. 
A paciente deu entrada no hospital no dia 7 de fevereiro e esteve internada sob sedação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), acordando somente na última segunda-feira (11), quando passou por uma cirurgia no fêmur e no tornozelo. Antes de sair do hospital, ela passou por uma avaliação com psicólogos.


— Foto: Carlos Dias/G1.
De acordo com Cassiano Moreira, a menina está bem e vai ficar na casa da mãe em São Paulo enquanto a família aguarda a conclusão do inquérito. O profissional havia dito anteriormente ao G1 que a criança não terá sequelas.
Já o advogado Fernando Saker, que representa a mãe da menina, afirma que uma liminar da Justiça concedeu a guarda da menor para ela, na sexta-feira (15).

Investigação
Segundo a Polícia Civil, a investigação já ouviu cinco testemunhas, incluindo a madrasta, o pai, a mãe, o porteiro, o síndico do condomínio e dois vizinhos. O caso é tratado como queda acidental e segue sob apuração do 2º Distrito Policial.
Ainda conforme a polícia, outros moradores devem ser ouvidos nos próximos dias e o laudo do Instituto de Criminalística deve ficar pronto até o fim do mês.
A criança, o pai e a madrasta moram em um condomínio no Parque Três Meninos desde novembro de 2018. O homem tem a guarda compartilhada da menina com a mãe dela. O imóvel passou por perícia e foi liberado pela polícia.

Foto: Carlos Dias/G1

Queda de 15 metros
A queda aconteceu na madrugada de quinta-feira (7). A tela de segurança do apartamento foi encontrada cortada. Segundo o relato da madrasta à polícia, a criança teria cortado a tela de proteção sozinha com uma tesoura e pulado da sacada, que tem 15 metros de altura.
No entanto, a polícia informou que ainda não é possível afirmar se de fato isso aconteceu ou se ela foi empurrada por alguém.
O delegado Mário Ayres, do 2º DP de Sorocaba, apura detalhes sobre o horário em que o porteiro recebeu a ligação de uma moradora vizinha da família pedindo para que chamasse os bombeiros.
A polícia também quer saber como era o relacionamento da menina com a mãe, com a madrasta e com o pai e se alguém esteve no apartamento quando o casal saiu. Além disso, pretende ouvir a versão da criança quando ela se recuperar.


Vídeo mostra desespero de madrasta ao encontrar enteada de 8 anos no chão.

Câmeras de segurança
Câmeras de segurança do condomínio registraram o desespero da madrasta logo após encontrar a enteada caída no chão.
No vídeo é possível ver o momento em que a mulher e o pai da menina descem pelo elevador, por volta das 4h. À polícia, a madrasta disse que neste horário havia ido levar o marido ao trabalho, como de costume, e a enteada ficou sozinha no apartamento.
Segundo o porteiro do prédio, esta rotina se repete toda madrugada desde que a família se mudou para o prédio, há dois meses.
Em seguida, o casal entra tranquilamente no elevador, conversa e o homem até toma um iogurte durante o trajeto. Na imagem seguinte, por volta das 4h30, a madrasta retorna visivelmente desesperada e entra no elevador falando ao celular, leva uma das mãos à cabeça e parece chorar.
De acordo com a Polícia Militar, neste momento, a menina já havia sido resgatada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada ao hospital.
A madrasta disse que saiu levar o marido ao trabalho e, quando retornou, cerca de 10 minutos depois, a menina estava caída do lado de fora do prédio chorando e pedindo socorro.
Pouco tempo depois, as imagens do elevador mostram o momento em que a madrasta desce acompanhada de um policial militar, o síndico do condomínio e mais uma mulher. Os relógios das câmeras de segurança não marcam os horários corretos.
Outra câmera mostra os socorristas correndo em direção à parte de trás do prédio, onde a menina está caída no chão. Depois de 11 minutos de primeiros socorros, a ambulância sai levando a menina. Na parte do prédio onde houve a queda não há câmeras de segurança.

Foto: Priscila Mota/TV TEM
Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí

Nenhum comentário: