terça-feira, 3 de agosto de 2021

E AGORA, ZÈLÃO?

 

TSE abre inquérito e aprova notícia-crime contra Bolsonaro por ataques e ameaças ao sistema eleitoral.
Por Redação Ucho.Info/02 de agosto de 2021



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta segunda-feira (2), por unanimidade, a abertura de inquérito contra o presidente Jair Bolsonaro em razão dos seguidos ataques ao sistema eleitoral e às urnas eletrônicas. 
A sugestão de abertura de inquérito partiu do corregedor-geral Eleitoral, ministro Luís Felipe Salomão.
O tribunal também decidiu enviar notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que chefe do Executivo seja investigado no inquérito das “fake news”.
Todos os ministros da Corte eleitoral votaram a favor da instauração da apuração de ofício, ou seja, sem solicitação da Procuradoria-Geral Eleitoral, a exemplo do que o STF fez em relação ao inquérito das “fake news”, sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.
Coube ao ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, sugerir o envio de notícia-crime para investigar a “live” em que Bolsonaro prometera apresentar provas de fraudes nas urnas eletrônicas, mas na transmissão acabou recuando, como sempre.
Em relação ao inquérito no TSE, Barroso afirmou que a investigação tomará o depoimento de todas as “autoridades” que atacarem o sistema eleitoral, além de eventuais medidas cautelares, o que significa expedir mandados de busca e apreensão e outras ações que garantam as apurações.
A abertura do inquérito em questão tem como base “relatos e declarações sem comprovação de fraudes no sistema eletrônico de votação com potenciais ataques à democracia”.

Nenhum comentário: