quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

14 DE JULHO


                                                
No dia 14 de julho comemora-se o dia da Liberdade de Pensamento. 
A Declaração Universal dos Direitos do Homem, em seu artigo primeiro, proclama que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. 

São dotados de razão e de consciência, e devem agir, uns em face dos outros, com espírito de fraternidade. Em comunhão com o artigo dezoito da referida Declaração, completa a assertiva que propaga que todo indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de também não ser inquietado por suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem considerações de fronteiras, as informações e idéias por qualquer modo de expressão. 
Tudo o que a Humanidade conseguiu até hoje foi através do pensamento. E cada passo no progresso do mundo foi dado em meio às maiores dificuldades. Sofrimentos e oposições foram sustentados por homens valentes e intrépidos, guiando os outros no domínio do pensamento. 
Foram homens que se mantiveram fiéis ao seu ideal, abandonando comodidades, luxo, riquezas, ambições, em busca de mais poder e liberdade para a Humanidade como um todo. Sempre com fé no agora e no amanhã. 
Um homem só pode ser conceituado como homem quando tiver personalidade e idéias próprias, mesmo que estas sejam airadas. 
Grandes homens existiram, e continuarão existindo pelo mundo, que fizeram do pensamento o caminho para as grandes realizações. Exemplos: Abraham Lincoln, de lenhador e moleiro a presidente dos Estados Unidos e outros mais, como Máximo Gorki, Charles Chaplin, Mata-Hari, Pancho Villa, Mahatma Gandhi, Pablo Neruda, Picasso, Martin Luther King, Jean Paul Sartre, Mary Quant, ‘Che’ Guevara, Albert Sabin, etc. e também os nossos: Rui Barbosa, Cândido Fontoura, Carlos Chagas, Marechal Rondon, Santos Dumont, Luiz Carlos Prestes, Castro Alves, Júlio de Mesquita Filho, Noel Rosa, Monteiro Lobato, Assis Chateaubriand, Mazzaroppi, Jânio Quadros, Juscelino, Jorge Amado, Chico Buarque, Chico Mendes, Tancredo Neves e até Luiz Inácio Lula. 
A liberdade do pensamento é uma conquista da Democracia. 
Tomara que nossos órgãos de imprensa possam sempre oferecer condições para que livres pensadores expressem suas idéias. 
Às vezes, elas coadunam com as dos leitores e ajudam a mudar a face da vida ou da história universal. 




Nenhum comentário: