terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

UM DIA FURTARAM UMA ESTÁTUA.



Pela lei N 2.855, de 11/09/2007, a Prefeitura Municipal de São Miguel Arcanjo, com anuência da Câmara de Vereadores, durante reforma no local, doou à Associação Casa do Sertanista uma estátua de madeira entalhada a qual por mais de duas décadas esteve fincada na área central do piso do Terminal Rodoviário “Bento França”.





Esse patrimônio público de no. 8.310 representava o boia fria, o principal trabalhador da cidade.

Conforme entendimentos havidos entre a professora Maria Perpétua Nogueira de Almeida, presidente da entidade, e o senhor Aelson Apolinário, representante da cultura local, a estátua e mais uma centena de outros objetos integrantes do acervo da Associação, que é particular, foram levadas para o Recinto de Exposições, por ocasião da Festa da Uva no ano de 2.011.

A estátua, que permanecia do lado de fora do barracão pertencente à Associação dos Produtores Rurais, e cuja cessão para uso está sendo prometida à Ascasma pela municipalidade, acabou sendo “surrupiada” nos primeiros dias do mês de abril.

Mas a quem interessaria furtar justamente essa estátua?

E de madeira?

Mas furtaram.
Ela foi encontrada graças à denúncia da saudosa Irene, esposa do também saudoso Alcides de Mattos, que viu a estátua no quintal de um morador no Conjunto Habitacional "Adelina Prandini Ribas".

Referido morador já tinha problemas com a polícia local.

As fotos de F. Silva ilustram este espaço que mostra o acervo referente à Corporação Musical Sãomiguelense e uma cristaleira antiga que, ao invés de haver gente interessada em ajudar na recuperação desse móvel, tem gente, sim, interessada em obter para si mesma.

Nenhum comentário: