quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

IMAGEM DA VERDADE


                                                  

Heráclito já dizia que é pela luta das forças opostas que o mundo se modifica e evolui. 
Enquanto não houver lutas opostas não haverá princípio para que as coisas aconteçam.
Desde que verdade é só um pensamento ligado à moral, e cada um pensa de acordo com o seu modo de vida, o cargo que ocupa e a comida que come, há várias verdades.
Mas é preciso opinar mesmo que surjam discussões, porque sempre há necessidades reais, verdades reais, mil verdades, afinal.
O Juiz julga de acordo com a lógica do fato, mesmo que esse julgamento dure uma eternidade e lance ao inferno tantos inocentes cobertos de razão. É a sua verdade!
O Médico julga o mal pelo seu diagnóstico de acordo com sua ciência, mesmo que venha a confundir infarto do miocárdio com problemas estomacais. É a sua verdade!
O Missionário decora o livro sagrado para poder falar às pessoas sobre o mundo de Deus sem baixar a cabeça, o que suscitaria dúvidas para a fé desses crentes. É a sua verdade.
Também existe a verdade do Político, do Banqueiro, do Comerciante, do Professor, do Trabalhador comum. Todas elas suscetíveis.
A sociedade, que vive sob normas e interesses comuns, só ela tem o poder de alterar aquela verdade que não se coaduna com a sua.
Quando a sociedade percebe a diferença de sua verdade com a dos poderosos, absurdos mercadores, ela pode e deve, por exemplo, reverter esse quadro para mudar a imagem de sua cidade. 
Pode exigir melhorias de vida através de salários dignos e de carteiras assinadas. 
Pode lutar pelos seus direitos e pelos direitos dos seus filhos, exigindo mais dos governantes que vivem em reuniões e viagens para receber quarenta e oito meses de uma polpuda remuneração graças ao suor diário dos mais pobres trabalhadores.
Só esperar acontecer?
Só tomar parte do jogo do poder como reles eleitor?
De verdade, qual será a verdade que seus filhos verão amanhã?


Nenhum comentário: