segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O ÚLTIMO ARTIGO DE DANIEL PIZA


( escrito em 26.dezembro.2011 10:36:28)

O primeiro ano de Dilma Rousseff, como previsto, não disse a que veio. Imagino que os membros do governo durmam bem, cientes de que o índice de popularidade espelha o do emprego, como as últimas pesquisas comprovaram. 
A arrecadação continua subindo, apesar da desaceleração produtiva, e o investimento estrangeiro especulativo quase cobre o déficit gerado pelas importações. Logo, sendo pequenos os riscos políticos e econômicos a curto prazo, eles apostam na força inercial da cultura brasileira. 
E não fazem nada: nenhum programa eficiente, nenhuma reforma estrutural, nada.
Já a realidade cotidiana, que não necessariamente aparece nas intenções de voto (por que o eleitor vai trocar seis por meia dúzia, se as coisas não estão tão ruins e os políticos parecem todos iguais?), é sofrida. 
O custo de vida beira o absurdo. 
A arquitetura dos sistemas institucionais é mais desumana que a de Niemeyer, como se vê no corporativismo do Judiciário e no racismo das polícias. 
A insegurança e a habitação têm índices calamitosos. 
A corrupção corrói o dinheiro e o espírito público, impune como sempre (qual dos ministros demitidos por pressão pública serão de fato julgados e condenados?). 
Etc. 
Mas o brasileiro não desiste nunca… 
E nem protesta.



OBS: O autor faleceu na noite de 31.12.11, aos 41 anos de idade.



Nenhum comentário: