terça-feira, 23 de abril de 2013

A PRIMEIRA CADEIA PÚBLICA DE SÃO MIGUEL ARCANJO.



Esta foi a primeira cadeia pública da cidade de Londrina, conforme pude ver no blog Londrina Histórica, administrado pelo Jonas Liasch.
A primeira cadeia de São Miguel Arcanjo funcionava em prédio bem melhor do que esse. A construção do prédio teve início no ano de 1.885 e existe até uma nota publicada pelo jornal "A Província de São Paulo", hoje Estadão, de março desse ano, dizendo que  "foi nomeada para dirigir as obras da cadêa da freguezia de São Miguel Archanjo, de Itapetininga, a seguinte commissão: tenente Antonio Rolim de Oliveira Ayres, João de Almeida Leme e tenente João Evangelista de Almeida".
O prédio até hoje sobrevive, claro que um pouco descaracterizado, pois "emendaram" o prédio da Câmara de Vereadores a ele.
Construíram-se também banheiros, que antes não havia, e atualmente sedia uma Biblioteca pública.
O segundo prédio da cadeia pública foi instalado há cinquenta anos atrás e agora vai ser derrubado para que se construa uma nova Delegacia, do tipo padrão.
Logo mais, a Delegacia de São Miguel Arcanjo estará funcionando à Rua Governador Pedro de Toledo, próximo à Escola José Gomide de Castro, enquanto aguarda pela construção do novo prédio. 
Desativada há alguns anos, só em dezembro do ano passado é que ficou vazia em definitivo de presidiárias.
Deixei de postar sobre o evento, mas a data até serviu como piada na época.
Quando as pessoas aguardavam o fim do mundo, acabou-se a cadeia pública de São Miguel Arcanjo.
Mas continuo com a mesma opinião.
Cada cidade deve ter seu próprio presídio. 
Assim como toda cidade constrói e mantém diversas igrejas das mais variadas religiões, que são, na grande maioria, do lado do bem, essa mesma comunidade deve ter seu próprio "depósito" para conservar os maus elementos sob vigilância dos seus bons cidadãos.

Nenhum comentário: