quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

PEQUENA BIOGRAFIA DE HORÁCIO PRUDENTE DA SILVA ( HORÁCIO PEREIRA) .



Também conhecido como Horácio Pereira, este cidadão nasceu no ano de 1.884, na Usina Batista, localizada no município de Piedade e que mais tarde passou a pertencer a Pilar do Sul.




A Usina Batista


Essa Usina - as fotos são do Blog do Sérgio Santos - hoje é uma propriedade da empresa Amanary Eletricidade Ltda. e teve que ser esvaziada no início deste ano, por motivos ainda não esclarecidos satisfatoriamente.

Horácio Pereira era filho do casal Prudente Antonio da Silva e Maria das Dores da Silva, oriundos das Minas Gerais.
Desde cedo acompanhou o pai e os irmãos na atividade de tropeiro transportador de mercadorias, levando-as da cidade de Sorocaba, ponto final da ferrovia sorocabana, até as cidades de Fartura, Ourinhos e demais cidades na divisa com o Estado do Paraná.

foto IHGGI

Ao passarem, certa vez, por esta região, adquiriram algumas terras e acabaram fixando residência nas mesmas, desde o Ribeirão São Miguel Arcanjo, na estrada que leva ao Distrito de Gramadinho até o local denominado Coqueiral.
Depois de alguns anos, abandonou o tropeirismo em virtude da ferrovia sorocabana já haver chegado em Itapetininga.
Dessa forma e dali em diante, ele e os irmãos começaram a transportar mercadorias de Itapetininga até São Miguel.
Em São Miguel, tornou-se agricultor de algodão e fumo, acompanhando os ciclos econômicos da época.
No ano de 1.910 foi agraciado com o título de Alferes pela Guarda Nacional da República, tendo o documento assinatura do Presidente Hermes da Fonseca.
Casou-se com Maria Xavier Pereira em 1.913 e teve com ela uma única filha, Maria Pereira da Silva, que se casou com o comerciante Harif Miguel Daniel, daí assinando-se Maria Pereira Daniel, hoje residindo em São Paulo.
Conhecida pelo apelido carinhoso de Dona Zica, teve grande participação no Movimento Social Feminino, entidade beneficente criada por Adelina Prandini Ribas no final da década de 60, e que tanto benefício trouxe às pessoas carentes do município.
Ficando viuvo em 1.934, Horácio Pereira veio a casar-se em 1.940 com Alexandrina Brisola da Silva, filha de José Antonio Fogaça e Palmira Brisola.
Desse casamento nasceram José Pereira da Silva e Miguel Pereira da Silva.
Segundo José Pereira da Silva, que inclusive nos forneceu a biografia do pai, Horácio Prudente da Silva participou da sociedade da época como presidente da Corporação Musical e também na política municipal.
Na sociedade local, granjeou inúmeras amizades entre cidadãos tais como: Luiz Válio, Benedito Antonio de Souza, Antonio Ferreira Leme, Nestor Fogaça, Narlir Miguel, Michel Abrão, Joaquim Ortiz de Camargo, de quem era compadre, Francisco Rosa, a Família Terra, etc.
Na década de 50, deixou sua propriedade rural vindo a estabelecer-se na cidade, visto que estava preocupado com a educação dos filhos, tornando-se então comerciante no ramo de secos e molhados, atendendo clientes nos Bairros de Capão Rico, Hilários e toda a cidade.
Faleceu aos 10 de julho de 1.976 com 92 anos de idade.
NHÔ HORÁCIO foi exemplo de integridade e honestidade e pode ser considerado um dos responsáveis pelo desenvolvimento do município. 
Em sua homenagem, a ponte sobre o Ribeirão São Miguel Arcanjo, antigo Rio do Nhôca, recebeu seu nome.
Justamente, pois sua propriedade localizava-se desde esse lugar que agora passou a ser por direito dos seus filhos e demais descendentes.


Nenhum comentário: