terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A PRIMEIRA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO TAQUARAL ACIMA, EM SÃO MIGUEL ARCANJO.


Dias atrás ponderávamos sobre o renascer do nosso município.
O amigo F. Silva é de opinião que ele se renovará daqui a uns vinte anos, quer através da geração que nasce hoje, quer de pessoas que por aqui aportem no intuito de somar para que as coisas aconteçam.
Então me veio à mente aquele "presidente" de uma das primeiras associações de moradores que o Bairro do Taquaral Acima teve.
Originário do município de Santos - seu nome me falha na memória - se fez de interessado, não apenas oportunamente. 
O povo de lá acreditou nele. 
Falava muito bem. 
Numa certa vez, reunidos com o pessoal do PT, estivemos lá no Bairro e, tomando conhecimento do fato, até brincamos: "Então, enquanto o Eraldo ia lá e fazia, ele falava, falava e falava e levou...".
Até partindo dessa premissa, poderia ter dado certo; cada um na sua área...
Vai daqui, vai dali, ele cativou o povo, fazer o que? 
Povo é povo!
Até na rádio dita "comunitária" que existia naquela região, escorada por José Kodawara, ele fazia discursos de bom homem.
Fizeram-se festas em nome da Associação.
Angariaram-se recursos em nome da Associação.
Um belo dia, ele acabou desaparecendo de lá, com os "fundos" da Associação.
O que se deve é pesquisar sobre qualquer indivíduo que se apresente humilde por aqui e se interesse pelo nosso progresso.
Àquele que quer ajudar, mas enche os olhos nas vantagens pessoais que possa auferir, é perigoso e fatal dar-lhe poderes.

Obs: Nada a ver que o nosso F. Silva seja de Santos também, se não me engano. 
Tal qual Roberto Mendez, ambos sofrem pelos tristes acontecimentos que presenciam desde que aportaram por aqui. Lembra de Confúcio?
Confúcio era um filósofo natural. 
Morreu com 73 anos de idade e infinitamente cansado de esperar por aquilo que jamais se realizaria, pois jamais o convidaram, nem convidariam, jamais lhe deram ou lhe dariam oportunidade de mostrar como deveria ser governado um país, tendo por parâmetros seus ideais de inteligência e honestidade.


Nenhum comentário: