sábado, 9 de abril de 2022

DE HORTAS E DE ALIMENTOS:

 







Claudia Visoni

T.A.C.A² + G, A FÓRMULA PARA IMPULSIONAR A AGRICULTURA URBANA
Esse é o resumo do que precisamos para que a produção urbana ajude muuuito a resolver o problema da fome:
T= Acesso facilitado à terra pública ou a terrenos particulares ociosos.
A= Acesso facilitado à água com tarifas subsidiadas e/ou apoio à implantação de soluções alternativas como cisternas.
C= Composto orgânico em abundância para adubar o solo. Em São Paulo temos a produção dos pátios de compostagem que deve ser direcionada prioritariamente à agricultura local.
A + A= Auxílio financeiro para agricultores e ajudantes + Aquisição de alimentos pelo poder público. Comida precisa ser barata, mas é custosa para se produzir. Os governos precisam ajudar oferecendo ajuda em dinheiro aos agricultores e garantindo a compra da produção.
E o + G? São as galinhas! Precisamos de novas leis, que estabeleçam normas seguras para galinheiros nas cidades. 1 em cada 4 pessoas no Brasil não tem acesso a alimentos em quantidade suficiente. Precisamos da produção urbana de ovos. E as galinhas também são poderosas como geradoras de esterco para nutrir o solo.
Uma explicação: existem vários tipos de agricultura urbana e muitas vezes as pessoas acham que são as hortas comunitárias mantidas por voluntários que vão combater a fome. Mas não é bem assim. As hortas ativistas servem sobretudo como um laboratório de criação de soluções ambientais, sociais, agrícolas e culturais. Quem produz mesmo em quantidade são as agricultoras (estou usando o feminino porque a maioria é mulher) urbanas profissionais. Esse post é sobre as necessidades delas.
As agricultoras precisam ser ouvidas na hora de criar as políticas públicas e os projetos do terceiro setor. Muito tempo e energia é gasto com mapeamentos complicados que apontam soluções mas não ajudam a implementá-las. As demandas básicas são T.A.C.A² + G. Sou totalmente a favor de avançar, ampliar e inovar das mais diversas maneiras. Mas enquanto as propostas mais sofisticadas vão sendo criadas, que tal resolver logo esses 5 itens?

Nenhum comentário: