FALANDO DE COISA RUIM: SÃO MIGUEL ARCANJO ESTÁ SENDO INVADIDA POR CARAMUJOS AFRICANOS. COM A PALAVRA, A SAÚDE PÚBLICA.
Qual a melhor estratégia para eliminação dos caramujos-gigantes-africanos que aparecem em meu quintal/terreno/propriedade rural?
A catação manual dos caramujos-africanos e seus ovos é a melhor forma de eliminação dessa espécie. Em diversos casos onde a catação manual foi realizada periodicamente durante a época chuvosa, implicou em um número bastante reduzido destes indivíduos e seus ovos na estação chuvosa subsequente.
A seguir citaremos o passo-a-passo a adotado para o manejo adequado e seguro dos caramujos-africanos e ovos em seu quintal e a melhor disposição final.
✓ Use luvas descartáveis ou um saco plástico para proteger as mãos;
✓ Recolha os caramujos-africanos do chão, plantas, troncos, paredes, etc. e coloque dentro de um recipiente que será utilizado somente para esse fim. Atente-se para recolher também os caramujos-gigantes-africanos pequenos e principalmente seus ovos que encontram-se semi-enterrados na terra úmida e em meio a vegetação;
✓ Encha o recipiente com 3 partes de água para 1 de água sanitária e deixe coberto por 12 horas;
✓ Descarte o líquido do recipiente e macere os caramujos com suas conchas e seus ovos. Relembrando a importância de certificar-se da quebra das conchas considerando a possibilidade de servirem de reservatório para proliferação do mosquito da dengue. Para realizar a maceração, pode ser utilizado um pedaço de madeira ou qualquer outro instrumento similar;
✓ Enterre todo o conteúdo do recipiente em uma cova rasa, de preferência depositando uma pá de cal ao fundo, para evitar contaminação do solo e do lençol freático.
Brasília Ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário