terça-feira, 26 de outubro de 2021

QUE ESSE VERME SEJA BANIDO DAS REDES SOCIAIS.

 

CPI da Covid quer que Jair Bolsonaro seja banido das redes sociais por divulgação de notícias falsas.
Por Redação Ucho.Info/26 de outubro de 2021



O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), quer que o presidente Jair Bolsonaro seja banido das redes sociais. O pedido foi incluído no relatório final do colegiado, em votação nesta terça-feira (26).
A medida é apoiada pela maioria dos membros da CPI e deve incluir um pedido de medida cautelar nesse sentido a ser encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), responsável pelo inquérito das “fake News”, que já investiga uma rede bolsonarista de disseminação de notícias falsas.
O pedido da CPI ocorre quatro dias após Bolsonaro usar uma “live” para fazer declarações que associaram falsamente as vacinas contra Covid-19 ao risco de desenvolver AIDS. Essa foi apenas a última de dezenas de declarações mentirosas do presidente em relação aos imunizantes.
O vídeo, repleto de mentiras de Bolsonaro, foi excluído do Facebook, do Instagram e do YouTube. A última plataforma também suspendeu a conta do presidente por sete dias. Não é a primeira vez que o presidente tem conteúdo apagado pelas redes ao longo da pandemia. Em 2020, ele já teve publicações com conteúdo falso suprimidas pelo Twitter e Facebook.
“Bolsonaro reincide a cada dia, faz questão de cometer os mesmos crimes. Não muda. Só porque a CPI se encaminha para a reta final, ele acha que vai voltar a falar sozinho de novo nas redes sociais. Essa última declaração, sobre vacina e aids, agrava ainda mais as circunstâncias dele”, disse o senador Renan Calheiros em entrevista concedida ao jornal “O Estado de S. Paulo.
“Vou fazer um registro duro no relatório da CPI e estamos, adicionalmente, entrando com ação cautelar junto ao STF para bani-lo das redes”, completou o parlamentar.
No início do ano, Twitter, Facebook e YouTube baniram Donald Trump após o ex-presidente americano estimular a invasão do Capitólio, a sede do Congresso do país, uma ação que resultou na morte de cinco pessoas. Assim como Bolsonaro, Trump usava as redes sistematicamente para espalhar mentiras e ataques.
Na última semana, o relatório da CPI da Covid imputou a Bolsonaro nove crimes, inclusive o de “incitação ao crime” por espalhar sistematicamente notícias falsas e incitar o desrespeito às medidas contra a pandemia. 
O relatório também apontou que Bolsonaro comanda uma rede de notícias falsas com a participação de seus filhos e blogueiros bolsonaristas.

Nenhum comentário: