sexta-feira, 27 de abril de 2012

O NOME DA CIDADE DE SÃO MIGUEL ARCANJO ESTARÁ NA RIO +20.


Projeto de aluno da Fatec Itapetininga será apresentado na Rio+20


Jorge Saito, aluno do curso de Comércio Exterior da Fatec de Itapetininga, teve seu projeto escolhido entre os mais de mil inscritos em todo o Brasil, para apresentar seu trabalho na RIO+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 22 de junho, com a participação dos 193 países membros da ONU. 
O projeto "Novo Modal de Transporte de Containers por Gravidade pelo Teleférico" foi um dos 23 escolhidos para serem apresentados durante o evento. 
Saito afirma que apenas projetos de duas instituições de ensino foram escolhidos, um é da Universidade de São Paulo e o outro o dele, da Fatec de Itapetininga.

O projeto quer utilizar o "cable car", que usaria teleféricos para transportar containers consumindo um mínimo de energia, pois os teleféricos seriam movidos pelos princípios da física de energia cinética e potencial, ou seja, os que descem puxam os que sobem. 

A ideia é criar um porto seco "dry port", nas regiões de Itapetininga e São Miguel Arcanjo, de onde os containers sairiam em direção à cidade de Iguape, no litoral paulista, onde seria criado o futuro "Porto de Iguape", através do sistema "cable car", já que na região, existe a estrada da Serra da Macaca, que liga São Miguel Arcanjo a Sete Barras, onde seriam instalados os postes que fariam a ligação dos teleféricos.

O Novo Modal tem como conceito mostrar novos caminhos para transporte de cargas, otimizar o uso de energia e tentar causar o mínimo de impacto ambiental, além de ter o potencial de criar mais um ponto de exportação e importação de grande volume.

Segundo o economista Wagner de Souza, a região é perfeita para a implantação do sistema, já que também é uma grande região produtora de alimentos, os quais poderiam facilmente ser exportados e a duplicação da rodovia Raposo Tavares entre Sorocaba e Itapetininga, facilitaria a chegada de produtos que seriam encaminhados para o "dry port".

O idealizador do projeto, Jorge Saito, disse que está confiante sobre a possível concretização do projeto, já que quando este for apresentado no RIO+20, será aberto ao mundo e pode ser financiado por qualquer empresa nacional ou internacional, além das estatais. 

Saito, que fala fluentemente o idioma mandarim, língua oficial da China, afirmou que se as empresas brasileiras não se interessarem, vai falar com os chineses.

Já para o economista Souza, o Brasil não pode perder a chance de criar um projeto desse tamanho, pois o país precisa de novos portos e com maior capacidade para não ficar para trás na corrida de mercado. 

O aluno Jorge Saito segue um pensamento na mesma linha afirmando que hoje o Brasil já está fora da rota de alguns "supernavios", que tem capacidade para carregar mais de quinze mil containers, sendo que o maior navio que atraca no porto de Santos, carrega apenas dois mil containers, e a profundidade do porto de Santos não é suficiente para esses "supernavios", o que não aconteceria com a criação do "Porto de Iguape".



RIO+20

O evento que acontecerá no Rio de Janeiro vai tentar engajar novamente os lideres mundiais, com o desenvolvimento sustentável do planeta, vinte anos após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que aconteceu também no Rio de Janeiro e ficou conhecida como o RIO-92.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul




É REALMENTE UMA GRANDE IDEIA!


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